sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Redirecionamento de dados

   Conhecer e utilizar os recursos para o redirecionamento de dados disponibilizados pelo sistema operacional é algo fundamental, pois facilita e simplifica a criação de programas em diversas situações. Por padrão, os dispositivos de entrada e saída padrões são, respectivamente, o teclado e o monitor.
   Assim, quando utilizamos os comandos para capturar dados de entrada em alguma linguagem de programação, percebemos que esses dados são capturados a partir do teclado, pois como dissemos anteriormente, o teclado é o dispositivo de entrada padrão. A Tabela 1 mostra os comandos de entrada padrão de algumas linguagens de programação.

Tabela 1. Comandos de Entrada

   A boa notícia é que podemos mudar o dispositivo de entrada utilizado por esses comandos, podendo inclusive fazer com que um fluxo de dados de um arquivo seja redirecionado e utilizado como fonte de dados por esses comandos.

   Para redirecionar os dados utilizamos o operador "<". Com ele podemos direcionar a entrada padrão para um comando como em: cat < arquivo.txt. Ou podemos direcionar o fluxo de dados para o nosso programa como em: .\myprog < dados.txt . Um detalhe importante é que não precisamos utilizar em nossa implementação qualquer comando para manipular e ler dados do arquivo diretamente.

Para realizar o caminho inverso, ou seja, enviar dados de um programa para um arquivo, utilizamos o operador ">". Assim, ao invés de escrevermos os dados na tela, podemos direcioná-los para um arquivo fazendo: .\myprog > saida.txt.

Até Breve!
@inductioncode




Nenhum comentário:

Postar um comentário